quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Hiperligações

Na minha primeira aula de webjornalismo o meu professor achou por bem falar da história da Internet, da web (não, não são o mesmo!) e por aí.

E lá discorreu ele sobre o surgir de coisas como o IRC, os motores de busca, os blogs, os sites de vendas, a aparição do flash e por aí. E no meio falou acerca das hiperligações.

O interessante é que quem criou o conceito de hiperligação queria que estas fossem contextuais. Por exemplo, jamais poderia haver uma hiperligação que dissesse "Branca de Neve" e que nos levasse a uma página pornográfica (e como todos sabem isso é possível de se fazer, criar tal hiperligação badalhoca). E o homenzinho há-de morrer a tentar arranjar uma forma de catalogar toda a informação que existe na Internet e ainda o fazer automaticamente com os novos conteúdos que surgem todos os dias na rede.

A verdade é que, se tal fosse possível e alguém o conseguisse fazer, a Internet tornar-se-ia num local mais seguro. Por outro lado, deixava de se descobrir tantos tesourinhos que surgem sempre com um clique distraído. E eu acho que não ia gostar disso.

5 comentários:

  1. A internet foge completamente ao controlo.

    ResponderEliminar
  2. Lá que se ia tornar um local mais seguro, ia!

    ResponderEliminar
  3. Webjornalismo deve ser uma cadeira interessante :) *

    ResponderEliminar
  4. existem pessoas (a maioria nos EUA) que a profissão delas é controlar o que aparece nas pesquisas, fazem pesquisas de palavras utilizadas por menores e vêem se essas palavras podem levar as crianças a sites adequados a maiores de idade :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é verdade. Mas mesmo assim ainda se está muito longe de conseguir controlar toda a informação que entra e contextualiza-la, de maneira a não haver resultados inesperados. *

      Eliminar

Comentários são sempre bem vindos!