sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Que nervos!

Este tipo de coisas enerva-me.

Além de passar a vida a ver este tipo de mensagens parvas a correr no Facebook, ainda as passam com graves erros gramaticais, tão habituais quanto os estúpidos dizeres que se espalham que nem um vírus.

Passo a explicar:

Perdes-te: Segunda pessoa do singular do presente do indicativo do verbo perder + pronome pessoal "te"; não te encontras, deixas de saber onde estás.

Perdeste: Segunda pessoa do singular do pretérito perfeito do verbo perder; deixaste de ter algo que tinhas antes.

Pronto, é isto. Não percebo a dificuldade.
Lembro-me de me ensinarem isto no 5º ou 6º ano do básico, o que me parece que já era ensino obrigatório na altura em que os transmissores destas mensagens estudaram.

P.S.: Além disso, no meu tempo os nomes próprios escreviam-se com letra maiúscula. E se com o novo acordo ortográfico o meu nome ainda é Carolina, provavelmente a Barbie não virou barbie.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários são sempre bem vindos!