quarta-feira, 14 de novembro de 2012

"Ah! Acho que agora decidiram que ia haver uma Quarta-Feira do trajado!"

Ainda acerca do post anterior:

É já considerada uma tradição os estudantes universitários vestirem o traje da sua academia às Quartas-Feiras. Já o ouvi chamar de Quartas-Feiras Negras e de Dia Académico.

Não sei de onde veio a tradição, mas sei que é costume um pouco por todo o país. Em Lisboa, que em comparação com outras cidades não vive num grande espírito académico (embora as coisas se tenham alterado um pouco nos últimos anos), era habitual ver gente trajada na FCUL e nos transportes neste dia da semana.

Quando vim para a Covilhã gostei de ver toda a gente trajada no início do ano lectivo, mas ao fim do tempo de praxe, já só é habitual ver gente trajada na Serenata da Semana Académica e no dia da Benção das Pastas. E estranhei quase não ver gente trajada fora desses dias, à excepção de elementos das tunas.

Parece então que um grupo de pessoas decidiu recuperar a tradição da Quarta-Feira Negra, criaram o evento "O dia em que toda a UBI trajou" e tentaram recuperar em parte o espírito do uso do traje. Eu trajei e, embora tenham sido mais o que não aderiram do que aqueles que o fizeram, foi bonito ver passar ainda um número considerável de estudantes trajados.

Não estranhei quando ouvi gente fora do meio a perguntar se era por causa da greve que havia tanta gente trajada. Não estranhei quando ouvi alunos de Erasmus a questionar o porquê do traje. Mas ouvir uma rapariga a dizer que alguém decidiu que se havia de trajar à Quarta porque é giro, como quem diz ironicamente que está tudo parvo, irritou-me.

Irritou-me porque ela é estudante.
Irritou-me porque demonstra ainda maior ignorância que a minha, relativamente ao que são as tradições estudantis.
E irritou-me, principalmente, porque este desconhecimento, infelizmente, é comum.

5 comentários:

  1. É uma tradição engraçada e espero que seja mesmo recuperada por aí :)

    ResponderEliminar
  2. Eu acho uma ideia gira, cá em Braga o raro é mesmo não ver os estudantes trajados xb

    ResponderEliminar
  3. Pois em Braga.. Mas na covilhã estamos a resolver esse assunto delicadamente..

    ResponderEliminar
  4. Pois em Braga, Aveiro e Coimbra esse tradição acho q nunca se perdeu Catarina..
    Agora estamos a tentar recuperar isso na Covilhã, e também para que todos os visitem a nossa terra nesse dia da semana encontrem algo de tradicional como nas vossas cidades académicas.

    ResponderEliminar
  5. Sabe bem ir trajadado para a UBI e ver a cara de quem sente desdém por não ter ido.

    ResponderEliminar

Comentários são sempre bem vindos!