sábado, 13 de outubro de 2012

Criticismo gratuito


A história desta rapariga tem feito correr muita tinta no Canadá e um pouco por todo o mundo.

Há cerca de um mês publicou este video e foi encontrada morta esta semana, dizem que suicídio. Não estou aqui para noticiar, isso já foi feito. Deixo então a notícia do The Huffington Post da Colúmbia Britânica, Canadá.

Acredito que haja muita gente a quem custa acreditar que estas coisas acontecem. A mim também me custa.
Mas a verdade é que as pessoas tendem a falar e a agir para com os outros sem medir o que isso possa suscitar nos outros.

Normalmente só ganhamos consciência quando aparecem casos destes.
Porque de resto, a atitude da maioria das pessoas (e não digo isto da boca para fora, mas pelo que costumo ver e até fazer) passa pela critica gratuita e por acções discriminatórias, sem que se tenha sequer consciência do que estamos a infligir ao outro.

Quando vemos notícias assim somos todos muito correctos e concordamos todos que está muito errado. Situações semelhantes que nos surgem à frente, a maioria preferia encarar com um "Se fosse eu ignorava, não me deixava afectar. Era o que ela devia fazer.".

O problema é que é fácil falar. Mas não é fácil ouvir.

4 comentários:

  1. Vi o vídeo, não tinha conhecimento da notícia. Fogo, fiquei mesmo triste agora, coitada da miúda, afinal era o que ela era: uma miúda! Não sei porquê que os putos hoje em dia tratam mal os outros dizendo o que bem lhes apetece, sem pensarem nas consequências. Dói, dói mesmo muito esse tipo de comportamentos. Eu própria fui vítima de bullying, por um gajo estúpido que ficou todo frustrado por eu não querer nada com ele. Foram 2 anos horríveis, a sério que foram, inventou tantas mas tantas coisas acerca de mim e contou ao resto do pessoal, o resto da turma virou-se contra mim e era só insultos que ouvia à custa das tretas inventadas por ele! Foi um período bem mau é verdade mas passou, arranjei namorado, tornei-me mais forte e mostrei-lhe que era superior a ele. Hoje, passados estes anos todos, estou bem. Tirei uma licenciatura, estou em mestrado, tenho namorado, tenho quem goste de mim e eu gosto de mim :) Já ele não posso dizer o mesmo, há dois anos atrás ainda estava a tentar acabar o secundário! ahahah, o karma lixa-te pá! :)


    Beijinho
    Desculpa o testamento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, não tens nada de pedir desculpa :)
      Ainda bem que as coisas se tornaram melhores para ti. E o karma é uma coisa bonita, é :p

      Eliminar
  2. Eu por acaso ontem vi esse video e fiquei com o coração na boca =/ Que tristeza...E fiquei tão triste quando ela disse que precisava de laguem, alguem que a ouvisse...Eu só pensei...Poderia ter sido eu...eu podia ter falado com ela...Não deixo de me sentir um bocadinho culpada por esta sociedade de MERDA que faz a vida negra a uma rapariga, que deseja a sua morte e não ha ninguem que seja capaz de lhe dar uma palavra de conforto :(
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Ainda não tinha visto este vídeo e fiquei um bocado perplexa porque nem tinha conhecimento da notícia.
    Eu confesso que não consigo compreender os dois lados. Não consigo compreender como é que a sociedade (ou o grupo de pessoas que provocaram isto) foi capaz de fazer isto e também não sou capaz de compreender como é que alguém é corajoso o suficiente para se matar e não é corajoso o suficiente para dizer a alguém que confie o que se passa...

    é mais uma história triste, não sei bem qual a solução para estes casos :x
    Talvez porque, felizmente, nunca passei por isso...

    ResponderEliminar

Comentários são sempre bem vindos!